quinta-feira, 6 de outubro de 2016
A origem das artes marciais
Nós do Programa Escola da Família, todos os domingos, das 10h30 às 12h00, através do professor Marco César, trabalha com seus alunos, a importância da prática das artes marciais
Curiosidade:
As artes marciais chinesas se originaram da antiga cultura tradicional chinesa, portanto, elas possuem profundos significados e conteúdos internos. Derivaram inicialmente do taoísmo, que está intimamente relacionado ao cultivo pessoal (ou autoaperfeiçoamento). Seus componentes básicos são o cultivo da virtude, a técnica artística, cuidar da saúde e a longevidade, melhorar o desenvolvimento físico, a autodefesa e a prevenção da violência. O primeiro caractere na palavra “arte marcial” é “Wu”, formado pela combinação dos caracteres “parar” e “guerra”.
Na longa história da civilização chinesa, o primeiro estilo de arte marcial que surgiu foi o estilo “Jiao-di” durante a batalha do Imperador Amarelo contra Chi-you (2852-2205 a.C.).
Logo após, durante o Período dos Reinos Combatentes, surgiram muitas escolas que usavam técnicas com espada. Da dinastia Han (206 a.C.-220 d.C.) até a dinastia Tang (618-907), a arte de luta com espada foi abarcando um conteúdo artístico cada vez mais rico. Por exemplo, as “Três Cúpulas” da dinastia Tang são: os poemas de Li Bai, a técnica artística de espada de Pei Min, e a caligrafia de Zhang Xu. Olhando para trás, podemos ver que, assim como a poesia, a técnica da espada atingiu o seu auge durante a dinastia Tang.
Após a dinastia Song (960-1279) e Yuan (1271-1368), o taoista Zhang Sanfeng, durante sua jornada espiritual rumo à iluminação, fundou o Tai Chi Quan. Nas dinastias Ming (1368-1644) e Qing (1644-1912), a comunidade espiritual começou a ensinar o Xingyi Quan e o Ba Gua. Hoje, estes são considerados como estilos internos das artes marciais, devido a suas características suaves e de cultivo do espírito.
Enquanto isso, estilos externos de artes marciais foram criados e divulgados entre o público em geral. Eles são conhecidos por sua elegância, transparência e agilidade. Por exemplo, o sistema do Punho Longo ou Forma Longa inclui o Cha Quan, Hua Quan, Pao Quan, Hong Quan, Hua Quan, assim como outros estilos como o Ba Chi
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário